Fazia tempo que não falava sobre fotografia aqui. Quero dar algumas dicar este ano e mostrar um pouco do que aprendi aqui em Portugal, tenho algumas ideias e projetos e em breve sairão do papel...
Bom, hoje eu vou falar sobre a experiência que tive durante esse tempo fotografando, vou dar 7 dicas pra você que está começando (ou já está aí a algum tempo), ir se aprimorando. São coisas que usei, aprendi e fizeram super diferença na minha vida. Vamos la?1. Pare de olhar pros outros.
É normal se inspirar em outros fotógrafos mas cuidado. Se inspirar não tem nada a ver com tentar fazer igual. Cada um tem seu jeito de fotografar e mesmo que você tenha o mesmo equipamento ou software que a outra pessoa, o trabalho não vai ser o mesmo. Conheço fotógrafos que fazem trabalhos lindos com pouco equipamento e o contrário também, por isso qualidade do equipamento não tem nada a ver com qualidade do fotógrafo.
2. A prática leva a perfeição.
Ninguém nasce sabendo e por mais que você tenha conseguido seu equipamento somente agora, não desista. Mostre seu trabalho, mesmo que seja iniciante, se foque em você e nas coisas que gosta, o que na verdade você quer fotografar. Ninguém começa ahazando, é um processo lento de evolução. Pratique, poste, mostre, receba críticas, melhore!
3. Estude.
Estudar é primordial, é um ciclo que nunca acaba, sempre tem algo pra aprender e trocar idéias. Se encontrar está diretamente ligado a ter conhecimento. Tem muitos livros e dicas legais na internet, estude tudo que envolve a sua fotografia.
4. Seja humilde
Eu tenho amigos fotógrafos que fotografam a 20 anos e outros a menos de 1. Com todos eles eu tiro dúvidas, eu aprendo e peço ajuda. Não é problema pra mim, admitir que não sei alguma coisa e pedir ajuda. Acho que quem tem noção que sempre tem algo a apreder, aprende muito mais que aquela galera que acha que sabe tudo.
5. Olhe tudo e ande com a sua compacta por aí.
Não adianta ter uma câmera sensacional, aprender altas técnicas mas não aprimorar o olhar. Ande com sua compacta por aí, tire fotos com o celular, aprimore a maneira como você interpreta as coisas. Comece a observar mais, as cores, as formas e os contextos. Depois de um tempo você vai perceber coisas que estavam alí e antes passavam batidas.
Eu adoro sair com a minha compacta, ela me permite entrar em lugares que normalmente não poderia ir com a minha DSLR e não ter tanto medo de tirá-la de casa. Eu acho que ter uma compacta é assencial.
6. Seja você.
Não se esqueça de fazer algo por amor e tudo que for feito com dedicação e carinho vai sempre evoluir e melhorar. Tanto nas relações com outras pessoas, quanto no seu relacionamento com a fotografia, seja você, mostre como você compreende tudo que fotografa, é a sua interpretação em relação ao que vê.
7. Busque a emoção.
Conheça a pessoa que você vai fotografar, pergunte sobre o que ela gosta, peça pra ela te mostrar outros ensaios por aí que ela acha interessante, converse, entenda bem como é que ela quer ser fotografada. Assim seu trabalho fica muito mais com a cara do cliente com aquele jeitinho que é só seu e você foge daquelas fotos sempre iguais e sem "emoção".
Mais uma vez eu digo, que trocar ideias deixa seu trabalho muito mais pessoal. Muito obrigada pela visita e até logo. ^^
:*
Ótimas dicas, Fran!! Uma que eu implementei ha pouco tempo e já adoro é a de andar com uma compacta. Agora comprei um celular que tem a câmera muito boa e é ele que eu uso, realmente, é um exercício ótimo para o olhar!! Beijos
ResponderExcluirhttp://amandainacio.com/
Adorei as dicas Fran e com certeza vou levar pra mim, afinal tô começando e amo sua forma de fotografar, seu olhar. E vou amar ver mais dicas por aqui, bjoks
ResponderExcluir