Bom gente, segunda feira o Di e eu fomos dar entrada no visto, super corrido e desgastante, chegamos super cedo por conta de umas tais de umas senhas, mas não é mais necessário, ou seja, ficamos mais de 5 horas em pé esperando. No consulado, fomos mal atendidos, atendentes super mal educadas, energia péssima, mas já estamos recuperados e quase prontos pra viajar. Dica: Façam tudo com muita antecedência, com pelo menos 30 dias de antecedência pra não correr riscos. No vídeo eu conto tudo direitinho:
Uma das coisas que eu me ferrei pra conseguir foi esta lista linda de documentos, então como sou legal, vou por aqui tudo que eu levei pra dar entrada no meu visto... Documentos necessários para o visto de estudo em Portugal:
- Formulários corretamente preenchidos, podem ser preenchidos diretamente no site e depois impressos. Clique aqui.
- Entrevista preenchida e assinada.
Não encontrei em lugar nenhum do site essa entrevista mas você pode solicitá-la através do mesmo site do consulado.
- 3 fotos 3x4 coloridas
- Cópia autenticada do RG
- Cópia autênticada do PB4 ou seguro saúde privado.
- Cópia autenticada do passaporte (o passaporte tem que estar com validade superior a 3 meses, finda a validade do visto)
- Cópia da passagem
-Devida carta da faculdade, dizendo que você atende as condições de admissão ou que foi admitido e informando o período do curso.Deverá apresentar 1 da carta da Universidade Brasileira dizendo que é aluno daquela Universidade e que foi selecionado a participar do intercâmbio.
- Comprovante de endereço no nome do requerente.
- Comprovativo das condições de alojamento em Portugal, se não tiver um alojamento, vale fazer uma reserva em algum hotel por 5 dias.- Cópia autenticada do passaporte(o passaporte tem que estar com validade superior a 3 meses, finda a validade do visto)
- Comprovante de meios de subsistência.Declaração de responsabilidade emitida pelos pais, com firma reconhecida em cartório e último Imposto de Renda ou comprovante de bolsa de estudos, OBS: Somente pais, avós, irmãos devidamente comprovados através de CERTIDÕES DE NASCIMENTO OU CASAMENTO podem ajudar no complemento dos meios de subsistência. – renda familiar aceita é de no mínimo € 1.500,00 mensais .- Certidão de antecedentes criminais. Tem que ser retirado na Polícia federal e demora 7 dias pra sair então vá atrás antes. - Carta de intenções, dizendo quanto tempo pretende ficar em Portugal e porque, como conseguiu a inscrição no estabelecimento de ensino, indicar nome, endereço e telefone de conhecidos ou parentes que residam em Portugal. Assinada. - R$ 275,00 (pois é)
Obs: Levar os docs originais e uma cópia simples de cada um, além das cópias autenticadas já mencionadas anteriormente.
Agora falta o visto ser liberado pra eu poder ser feliz, muita oração pra pessoa aqui que tem 15 dias até o dia da viagem pra conseguir o visto. =[
Nossa que complicado isso! Imagino como dever ser o tratamento de lá um monte de gente com a ponta do nariz lá em cima! Aiaiaia... Tomara que vc não tenha que mudar o dia, va dá tudo certo FÉ!!!
Poxa que coisa chata o pessoal ser mal educado. Nao sabia que visto de estudante era tao complicado; e Portugal anda com algumas pequenas crises, eles deviam agilizar quem realmente quer algo serio por la neh!
Eu tenho certeza que vai dar tdo certo, segura essa agonia e aguenta firme ;) Ainda vou ver mtas fotos belissimas de Portugal aqui x)
Ai nossa... é muuuuuita burocraacia, ne? Eles nao estao errados nao, mas que é um saco, é! Lembro que quando dei entrada no visto de trabalho pra aqui pro Canada praticamente levei um livro eheheheh Mas vai dar tudo certo!! Beijos!!!
O mais estranho de tudo isso é que quando eles mandam os estudantes para o Brasil são tão bem recebidos, ainda estou para ler um depoimento ruim de estudante gringo aqui... Na universidade rola todo semestre processo seletivo para intercâmbio para Portugal e ainda assim não tenho muita vontade de ir pra lá, não. hehehe Espero que você consiga aprontar tudo a tempo e claro, se algum conhecido precisar já vou indicar o seu post.
As vezes.penso, a europa ta em crise e ainda tem essa burocracia desnecessária, da até vontade de desistir.de tanto trabalho que dá. Tomara que teu visto saia logo bjs. www.jujubarock.com.br
Eu sei bem o estresse que é! Essa burocracia toda quase me enlouqueceu... e bem por isso, já comecei a rezar.
ResponderExcluirSorte, Fran, que vai dar tudo certo! :)
Ahahah bem isso. Brigada viu?
Excluirbeijokas
Nossa que complicado isso!
ResponderExcluirImagino como dever ser o tratamento de lá um monte de gente com a ponta do nariz lá em cima!
Aiaiaia... Tomara que vc não tenha que mudar o dia, va dá tudo certo FÉ!!!
tennnssso meninna... beijokas
ExcluirFran, nossa... é muita loucura, mas vai dar tudo certo. Tenho absoluta certeza!!!
ResponderExcluirFORÇA e ânimo sempre!!!
Beijos
Pâmela Rodrigues
Blog: Liste & Realize
Página no Facebook
to exausta já mas nao vou desistir!!
Excluirbeijokas
Oi Fran,
ResponderExcluirPoxa que coisa chata o pessoal ser mal educado.
Nao sabia que visto de estudante era tao complicado; e Portugal anda com algumas pequenas crises, eles deviam agilizar quem realmente quer algo serio por la neh!
Eu tenho certeza que vai dar tdo certo, segura essa agonia e aguenta firme ;)
Ainda vou ver mtas fotos belissimas de Portugal aqui x)
Beijos
Bem isso, muito obrigada Viu?
ExcluirVai dar td certo sim, estou confiante. ^^
beijokas
Mas que chateação, hien?
ResponderExcluirPoxa ... dá até vontade de desistir!
Boa sorte, menina!
#setiverqueserserá
;)
Blog Raphaela Lopes
nada de desistir minha filha
ExcluirAi nossa... é muuuuuita burocraacia, ne? Eles nao estao errados nao, mas que é um saco, é!
ResponderExcluirLembro que quando dei entrada no visto de trabalho pra aqui pro Canada praticamente levei um livro eheheheh
Mas vai dar tudo certo!!
Beijos!!!
espero que dê mesmo, eu to bem exausta ja. =[
ExcluirO mais estranho de tudo isso é que quando eles mandam os estudantes para o Brasil são tão bem recebidos, ainda estou para ler um depoimento ruim de estudante gringo aqui...
ResponderExcluirNa universidade rola todo semestre processo seletivo para intercâmbio para Portugal e ainda assim não tenho muita vontade de ir pra lá, não. hehehe
Espero que você consiga aprontar tudo a tempo e claro, se algum conhecido precisar já vou indicar o seu post.
Beijos
Moema ♥
http://www.moemablog.com
Beeem isso, vou te dizer que a gente é muito bonzinho aqui no Brasil. Mas né.
ExcluirOlá.
ResponderExcluirParabéns, seu blog é show de bola, muito legal e muito assunto interessante.
Até mais
obrigada
ExcluirOi, a burocracia é estressante, porem necessária...depois é só aproveitar!!!
ResponderExcluirBeijinhos
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
bem isso! ^^
ExcluirAs vezes.penso, a europa ta em crise e ainda tem essa burocracia desnecessária, da até vontade de desistir.de tanto trabalho que dá. Tomara que teu visto saia logo bjs.
ResponderExcluirwww.jujubarock.com.br
desistir nunca
ExcluirTanta coisa tem que fazer ne?
ResponderExcluirqro muito viajar!
bjs
bastante!
Excluir