Intercâmbio - Passaporte

Antes de tudo preciso dizer o que mudou desde o ultimo post sobre o intercâmbio... Ganhamos a bolsa, vamos poder ir bem faceiros viajar se todo o resto correr bem! Ainda vou fazer um post falando sobre tudo que ocorre depois disso mas antes preciso falar sobre uma coisinha que está me deixando sem vida. =/
Começou a nova saga bem linda, a do passaporte. Sem ele, nada de viagem né??
Aqui vai uma dica importante pra quem ta afim de fazer intercâmbio e não quer descabelo: FAÇA ANTECIPADAMENTE SEU PASSAPORTE e nunca, NUNCA ouça conselhos de terceiros que se que passaram por essa experiência, na maioria das vezes esse tipo de pessoa só vai atrapalhar e falar coisas que não sabe.

Bom, meu caso é o seguinte, vocês sabem que perdi minha Identidade tem um tempo e a bonecona aqui  só pode dar entrada no passaporte então semana passada. Pois bem, eu não estava tão preocupada pois todo mundo com quem conversei me dizia que o passaporte era fácil e  rápido de fazer e sem problemas... Dei entrada no meu semana passada como já contei e olha só, aqui em Curitiba tem que fazer um agendamento pelo site da Policia Federal e só tinha pra dia 22 de NOVEMBRO, é pouco ou quer mais?
Mas tipo, já paguei pelo passaporte, estou com os documentos e esses quarenta e poucos dias ai que terei que esperar é apenas pra ir lá levar docs, fotos e tudo mais, ou seja, quarenta e poucos dias pra ainda fazer o pedido de uma coisa que sai em seis dias.
O fato é que o prazo pra mandar o documento pra faculdade onde quero estudar é até 30 de novembro, o documento vai pelo correio e quais as chances dele chegar lá em 1 dia e meio?
Pois é, só estou relatando isso aqui pra você que quer fazer intercâmbio se ligar nisso com bastante antecedência. Eu vacilei também e sei disso... Bom, o que está feito, está feito e me resta pedir um prazo pra faculdade de lá ou mandar por momento o protocolo do passaporte da discórdia. Vamos ver.
Então fica a dica, não faça como a tia Fran e não vá embalado na conversa dos outros, passaporte demora sim o serviço é lerdo então não perca tempo nem cabelos.

Pra fazer o passaporte é só seguir o passo a passo que tem no site da Polícia Federal clicando aqui. Ele tem o custo de R$ 156,00 e o atendimento pelo telefone é uma porcaria, então faça tudo com antecedência pra dar tudo certo e não precisar falar com ninguém via telefone. #ficadica

Me desejem sorte, espero poder comemorar os 4 anos de blog com um sorteio bem lindo vindo direto da Europa.

beijokas



Comentários

  1. Valeu a dica! =)
    Pretendo fazer intercâmbio, algum dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, espero que seja útil, senti muita falta de dicas e ainda sinto, não ta facil achar blogs relacionados! =/

      Excluir
  2. Essas coisas dão a maior dor de cabeça mesmo!
    Mas passaporte raramente você consegue rápido, tem épocas e épocas, mas de uns anos pra cá, tá beeeeeeeeeeem demorado mesmo. Tirei o meu em 2010 e demorou uns 4 meses pra pegar (incluindo data de agendamento, ir lá e levar os documentos e finalmente retirar).. Por isso é bom sempre ver passaporte com antecedência mesmo, mas em alguns casos você pode acelerar o processo, só levar um comprovante que você já tem uma viagem marcada e precisa do bendito pra ontem! haha
    Bom, boa sorte com os preparativos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada pela dica, semana que vem vou tentar agilizar isso aí. ^^

      beijokas

      Excluir
  3. Eu tb pretendo fazer, e com muuuuita antecedência já estou nervosa só de pensar em sair da terra, rsrs pra quem nunca saiu do estado, é um largo passo. Pra fazer o meu, vou ter que ir a Recife (se não me engano), então elevai esperar um bocadinho.

    Não sei se vc já conseguiu alguma posição, mas sendo assim, tô torcendo muito pra que dê td certo :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário